Aluguel de terreno para antena

Você possui um bom terreno e ainda por cima próximo de uma região densamente povoada? A boa notícia é que existe a possibilidade de ganhar dinheiro com a locação do seu terreno, e a má notícia é que se você não tem a mínima noção das particularidades de um acordo desse tipo pode acabar saindo no prejuízo ao invés de ter um contrato que irá assegurar uma boa renda durante um longo tempo.

        O aluguel de terrenos para a construção de torres para antenas de celular é algo frequente no dia-a-dia das companhias telefônicas. Elas estão acostumadas a negociar com os proprietários, além de possuírem uma grande equipe jurídica para os auxiliar nas tratativas do acordo.

         Por quê alugar o seu terreno? A resposta para isso é que devido ao aumento do uso e consumo de produtos relacionados a telefonia (celular, internet…), as empresas perceberam a necessidade de construir mais torres e dessa forma atingir o maior número de clientes possíveis. Para elas seria inviável comprar todos os terrenos para a construção das torres de celular. Por isso preferem pagar o aluguel de um terreno para a sua instalação, tudo isso através de um acordo com o seu dono.

         Geralmente, os proprietários não fazem muita coisa para conseguir a locação da sua terra. Alguns até entram em contato com as operadoras,mas as chances são pequenas de conseguirem algo dessa forma. Isso acontece porque existem inúmeras coisas a serem consideradas na hora de construir uma torre de celular. Os empecilhos são estudados pelas companhias telefônicas e após um estudo das particularidades do seu terreno, elas entram em contato. Por isso, normalmente os proprietários são procurados primeiro por alguma empresa interessada.

         Os donos dos terrenos tentam maximizar os seus lucros com o aluguel da sua terra, para dessa forma poderem ganhar dinheiro numa base mensal ou anual. Algumas empresas pagam de uma só vez, numa única parcela, enquanto outras diluem o pagamento em diferentes partes pagas ao longo da duração do contrato.

                Algo que é importante citar é que não existe um valor único e geral para o aluguel do terreno. Por isso,  o valor pago e a duração do contrato dependerão  das particularidades do seu terreno e da sua região. Muitas coisas são levadas em conta; por exemplo, se o terreno possui algum tipo de elevação. Isso será de grande ajuda porque a empresa poderá instalar a torre nessa elevação, construindo uma torre menor e dessa forma economizando dinheiro…  Tudo isso precisa ser estudado, analisado e catalogado para que quando comecem as reuniões tudo esteja pronto para o acordo final.

            A duração do acordo é algo que também estará em jogo. Na maioria das vezes é longo, entre 15 ou 30 anos, já que a construção de uma torre é algo delicado e caro. Por essa razão, é preciso assegurar um compromisso sólido.

            Não tenha pressa para assinar o contrato. É preciso averiguar cuidadosamente todas as cláusulas e informações contidas no acordo. O aconselhamento de um profissional com experiência na área ajudará nos ajustes necessários para que o compromisso seja bom para os dois lados.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *